Celebra-se anualmente a 28 de Setembro, o Dia Mundial Contra a Raiva visando promover a consciencialização sobre prevenção desta doença infecciosa e para destacar os progressos na luta contra a mesma. Esta data, marca o aniversário da morte de Louis Pasteur, químico e microbiologista francês que desenvolveu a primeira vacina contra a raiva.

Actualmente, existem vacinas eficazes e seguras tanto para o homem como para os animais, consideradas como as ferramentas mais importantes para prevenir mortes humanas. Porém, apesar de ser prevenida através de vacinas, medicamentos e ou tecnologias já existentes, a raiva continua a ser fatal (assim que aparecem os sinais clínicos), e a cada ano morrem cerca de 59.000 pessoas em mais de 150 países, principalmente em África e na Ásia. Destas mortes, 99% resultam de infecções decorrentes de mordeduras ou arranhaduras de um cão (ou outro animal) infectado. O maior peso da doença é observado em populações rurais e cerca de metade dos casos ocorrem em crianças menores de 15 anos e é por este motivo que a Organização Mundial da Saúde considera a raiva como uma Doença Tropical Negligenciada.

​Neste contexto, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) prevê realizar a 28 de Setembro, das 10 as 11h30, um webinar alusivo a data.