No intuito de promover debate sobre prevenção e controle da raiva animal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Departamento de Controle Zoonoses, realiza nesta segunda-feira (28), o Webinar “Raiva Animal sob a ótica da Saúde Única”. Destinado a profissionais de saúde e população em geral, o evento acontecerá a partir das 9 horas e será totalmente online com participação gratuita. 

O webinar acontece em alusão Dia Mundial da Luta contra a Raiva, assim como em homenagem a Louis Pasteur, pesquisador responsável por produzir a primeira vacina contra a doença. Para participar, os interessados deverão acessar o link de transmissão pelo YouTube: https://youtu.be/zZQDLdRNwh8. 

Para tornar o evento ainda mais dinâmico, dois especialistas irão contribuir com o debate, além de responder as dúvidas e questionamentos dos participantes. São eles: Silene Manrique Rocha, médica veterinária, consultora técnica Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; e Denizard André de Abreu Delfino, médico veterinário, doutor em Ciência Animal e consultor técnico da OPAS no Ministério da Saúde. 

Segundo a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Zulmira Batista, o encontro foi pensando também como forma de lembrar a importância do tema e evitar aglomerações. “A raiva é uma doença letal e que mata tanto seres humanos como animais. Então é importante chamar a atenção da sociedade para sobre as formas de prevenção, além de serem agentes multiplicadores de conhecimento, principalmente diante do cenário de pandemia que estamos vivendo”, destacou. 

O webinar antecede a realização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que acontecerá em todo o Brasil durante todo o mês de outubro. 

O último caso de contaminação por raiva animal em humanos no Maranhão foi registrado no ano de 2013. Desde então, a gestão estadual em saúde e zoonoses tem trabalhado visando a conscientização dos tutores de animais domésticos para que anualmente possam estar imunizando os seus pets.