A partir desta quarta-feira (25), a Prefeitura, por meio do Programa de Vigilância e Controle da Raiva do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SMS), promove atividades de combate e prevenção à raiva em Pelotas. Na programação, blitze educativas e palestras, além de ação programada para o sábado (28) – Dia Mundial da Raiva – no Mercado Central.

Ação em escola fará parte da programação, que visa também evitar a doença – Fotos: Paulo Ienczak/Arquivo

A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da adoção consciente e de manter os cuidados básicos dos seus animais de estimação, com destaque para a vacinação. Segundo a coordenadora do Programa, Roberta Mota, é comum as pessoas adotarem um filhotinho ou um cão jovem e bonito, e esquecerem as responsabilidades que isso acarreta.

“Este animal pode adoecer e vai envelhecer. É preciso entender que suas próprias vidas vão sofrer transformações e que, desde o momento em que acolhem o animal, serão sempre responsáveis por cuidar dele. Não podem abandoná-lo à própria sorte quando quiser”, afirma, destacando que a desistência é bem comum. “A família se muda e deixa o cão para trás, ou então não vacina. Isso não pode ocorrer”, reforça Roberta.

A coordenação explica que a raiva é uma zoonose fatal para os animais – e também para os humanos – que venham a contraí-la. Apesar da não ocorrência de casos da enfermidade no Estado, a Vigilância do Município mantém um cuidado permanente, lembrando que todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente e a responsabilidade desse procedimento é dos proprietários. Conforme Roberta, os últimos casos de raiva registrados no Rio Grande do Sul ocorreram em 1981 e 1988. Desde 1985, a doença não é notificada em Pelotas.

Entenda

Conforme o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Previna-se

No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível. Quanto ao ferimento, deve-se lavar abundantemente com água e sabão e aplicar produto antisséptico. O esquema de profilaxia da raiva humana deve ser prescrito pelo médico ou enfermeiro, que avaliará o caso indicando a aplicação de vacina e/ou soro. Nos casos de agressão por cães e gatos, quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo. E nunca pôr a mão, também, em morcegos ou outros bichos silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

Programação

25 de setembro – Quarta-feira

  • 9h - “Blitz educativa” na avenida Bento Gonçalves, esquina com a rua General Osório
  • 14h30min – Palestra na escola municipal Nestor Elizeu Crochemore, Colônia Vila Nova

26 de setembro – Quinta-feira

  • 14h - “Blitz educativa” na rótula do Shopping Pelotas

28 de setembro – Sábado

Dia Mundial da Raiva

10h às 17h – Evento no Largo Edmar Fetter

  • Tenda inflável com a presença de técnicos da Vigilância Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses, divulgando as atividades do Programa de Vigilância e Profilaxia da Raiva.
  • Divulgação da campanha de posse responsável, com a distribuição do adesivo.
  • Presença de cães do Canil Municipal para divulgação da adoção.
  • Lançamento do adesivo da Campanha de Posse Responsável, com o patrocínio das empresas parceiras: Central Pet, Pet Urbano e Laboratório Zoetis.

11h30min e 15h – Teatro de fantoches sobre a raiva no interior do Mercado Central.