Desi apnao, Raiva bhagao (Erradicar a Raiva, não cães de rua)

  • Community News
  • Community awareness
Thumbnail
REC graduates at Sarvodaya Bal Vidyalaya school. Photo: Bhavya Taneja

Depois de receber o certificado de educador em Raiva da GARC, um grupo de alunos do Colégio Enactus Motilal Nehru realizou campanhas de conscientização contra a Raiva para outros estudantes da escola e para crianças de uma favela vizinha.

Eles chamaram a campanha Desi Apnao, Raiva Bhagao (Erradicar a Raiva, não cães de rua). Como parte de uma campanha de sensibilização sobre Raiva para celebrar o Dia Mundial de combate a Raiva, eles realizaram sessões interativas de agosto a setembro com alunos da Escola Internacional Ryan, Gurgaon; com crianças da favela no Campamento Sanjay Gandhi, Chanakyapuri, Nova Deli; e em Sarvodaya Bal Vidyalaya, uma escola de governo para meninos em Vikaspuri, Nova Deli.

As campanhas de conscientização começaram com a demonstração de um cão de rua sendo provocado e atingido por adolescentes, a fim de dar um vislumbre do tratamento dado a cães de rua na Índia. Quando perguntados: "Foi certa a maneira como o cão foi tratado?", Todas as crianças gritaram um grande "não!"

Thumbnail
Children from Sanjay Gandhi Camp enjoying the presentations. Photo: Bhavya Taneja

Mais tarde, os jovens foram questionados com: "Quem gosta de cachorros de raça?" E "Quem gosta de cachorros de rua?", Provocando comentários como "Eu não gosto de cães de rua porque estão sujos e feios" e "Eles nos mordem". As crianças estavam realmente intrigados em saber mais sobre as distinções feitas entre cães de raça e cães desi (cães de rua na Índia) e surpresos ao saber que os cães desi estavam melhor adaptados à Índia e capazes de viver de forma mais saudável.

A campanha de conscientização abrangeu muitos tópicos, incluindo evitar mordidas de cães, o que exatamente é a Raiva e as leis que governam a crueldade com os animais. Os estudantes da REC demonstraram tudo o que fazer e o que não fazer no caso de uma mordida de cachorro, e algumas crianças compartilharam suas experiências de serem mordidas por um cão e o procedimento que seguiram. As crianças aprenderam a reconhecer um cão vacinado (pelo sinal na orelha feito no momento em que o cão é vacinado).

Thumbnail
Teaching children that staying safe around dogs saves lives. Photo: Bhavya Taneja

Em algumas sessões, os alunos também assistiram uma peça Kutton se Nafrat Hatao, Haath Badhao DESI Apno apresentada pelos membros da equipe em colaboração com People for Animals (PFA), uma ONG de bem-estar animal. O jogo mostrou vários mitos relacionados aos cães de rua e o tratamento que lhes foi dado, com foco em leis de proteção animal e como a participação das pessoas no modelo DESI (Duty to Empathize, Sterilize and Immunize- Dever de conscientizar, esterilizar e imunizar) pode ajudar a tornar o ambiente mais seguro para os cães desi .

As sessões foram muito perspicazes e envolventes, e todos participaram com muito entusiasmo. Uma rápida sessão de recapitulação no final ajudou-nos a ver a mudança na mentalidade dos alunos, e as crianças prometeram cuidar dos cães desi e não temê-las por causa da Raiva e de outros mitos.

Um aluno de classe VII da Ryan International School, Gurgaon foi citado dizendo: "Nunca teríamos tratado cães com amor e cuidado se não tivéssemos visto esta apresentação". Uma criança de Sanjay Gandhi Camp compartilhou a história de seu cão de estimação desi chamado Jacky. Se, como essas crianças, todos nós pudermos mudar nossa mentalidade, podemos remover o estigma e viver em harmonia com nossos cães desi!

Contribuição de Bhavya Taneja, presidente do Colégio Enactus Motilal Nehru, em Nova Deli e Navya Puri, membro do Colégio Enactus Motilal Nehru, em nome dos alunos da REC, que realizaram a conscientização.

Traduzido por Helena BC Ruthner Batista,PhD, pesquisadora cientifica pelo Instituto Pasteur de São Paulo e colaboradora do Programa de Pos-graduação em Biossistemas da Universidade Federal do ABC