Mapeamento de dados de cães no Nepal

  • Community News
  • Dog vaccination

Um site de informações públicas para o Nepal-www.dogdata.uk - acabou de ser criado para mostrar onde e quando as vacinações contra a Raiva ocorreram, através do mapeamento dos locais de cães recém-vacinados. O site foi desenvolvido pela Himalayan Animal Rescue Trust (HART), mas também envolve a colaboração de outras ONG de bem-estar animal. O site mostra ainda censos recentes de populações de cães e, eventualmente, inclui informações sobre campanhas de castração.

Os visitantes do site podem inicialmente ter uma visão geral das áreas de vacinação em todo o país e, em seguida, podem ampliar a sua própria cidade e rua para ver quando e por quem seus animais locais foram vacinados. Os símbolos da seringa que indicam cada vacinação são verdes durante os primeiros quatro meses, depois ficam amarelos nos próximos quatro meses, depois vermelhos para os próximos quatro e, finalmente, em contornos cinza nos últimos quatro meses. Após 16 meses, as seringas desaparecem, porque presume-se que até então a área perderá a maior parte da sua proteção e os cães devem ser re-vacinados.

Thumbnail
Um mapa do Nepal indica onde as campanhas de vacinação foram realizadas no site “Dog Data”.

Muitas das principais ONGs de bem-estar animal no Nepal já estão contribuindo com seus dados, incluindo Animal Nepal, Community Dog Welfare e National Animal Welfare Research Center, e várias outras foram convidados a se juntar neste trabalho. A coleta de dados é facilitada pelo uso de um aplicativo para celular Android, MARVIN, desenvolvido pela HART. Este aplicativo registra dados de vacinação e calcula quantos animais devem ser incluídos para garantir pelo menos 70% de cobertura populacional. Se o aplicativo não for usado, os dados resumidos podem ser postados no site e podem ser exibidos na cidade ou vila que foi coberta para indicar o número de animais alcançados e a data.

Thumbnail
Com uma visão externa, ao clicar no símbolo da seringa serão revelados detalhes do cão e quando este foi vacinado (DogData.uk).

Outro aplicativo funciona como um registrador de censo e ajuda as organizações a obter uma boa estimativa da população de cães, condição e animais constituintes em uma área específica.

Os objetivos do site incluem:

  • Informar o público nepalês sobre se seus cães locais estão imunizados ou não;
  • Informar as autoridades nepalenses sobre os programas de vacinação em suas áreas;
  • Informar as ONGs e outros grupos onde o trabalho ocorreu de modo a evitar sobreposições;
  • Informar os pesquisadores com informações recentes sobre dados de vacinação canina;

A vigilância da Raiva no Nepal é desafiadora, e espera-se que o site possa desempenhar um papel na melhoria da vigilância da Raiva, fornecendo uma facilidade para registrar a localização dos animais em risco, ambos suspeitos e confirmados. Para ser um canal útil para a ciência cidadã, o site precisará ser repetidamente levado à atenção do público. Uma campanha de imprensa e mídia será lançada no devido tempo, que tentará consertar dados sobre cães - como um recurso confiável e simples para todos - com acesso público.

A vacinação de cães é apenas um componente-chave de qualquer estratégia nacional de eliminação da Raiva. A vigilância de doenças, a orientação adequada de vacinação pré e pós-exposição humana e a consciência pública também são essenciais. Espera-se que o fornecimento de evidências claras sobre a vacinação de cães permita às autoridades responsáveis no Nepal definir e desenvolver melhor uma estratégia nacional.

O site está em processo inicial e todos os comentários e consultas são bem-vindos. Entre em contato com [email protected] para obter mais informações.

Submetido por Barbara Webb, do Himalayan Animal Rescue Trust (HART). O site está acessível ao público em www.dogdata.uk.

Traduzido por Helena BC Ruthner Batista,PhD, pesquisadora cientifica pelo Instituto Pasteur de São Paulo e colaboradora do Programa de Pos-graduação em Biossistemas da Universidade Federal do ABC