Trabalho de equipe faz o sonho acontecer

  • Community News
  • Dog vaccination
Thumbnail
Lambert Gwenhure e uma criança da localidade trocam informações sobre o comportamento adequado para com cães. Foto:Twala Trust

Em julho de 2017, a Twala Trust, uma organização de bem-estar animal com base nos arredores de Harare no Zimbábue, coordenou um programa de conscientização e vacinação contra a Raiva para sua comunidade local. Ao formar equipe com o SPCA do Zimbábue, o Sr. Lambert Gwenhure (um cientista governamental especializado em Raiva no Departamento de Serviços Veterinários), o Dr. Kenneth Moyo (um veterinário do governo) e 5 estudantes veterinários da Western University na Califórnia fortaleceram em muito o seu impacto.

Lambert Gwenhure ministrou palestras educativas impressionantes aos membros da comunidade, imediatamente inspirando membros da comunidade e respondendo ao grande número de perguntas. Sua riqueza de conhecimento e experiência, sua natureza gentil e atenciosa e sua determinação de erradicar a Raiva no Zimbábue ficaram muito evidentes. Ele também veio munido de materiais educacionais informativos e interativos tanto em Shona quanto em Inglês (alguns dos quais foram desenvolvidos pela GARC e outros parceiros) projetados para ajudar as crianças a se relacionarem com a informação com mais facilidade.

Thumbnail
Foto:Twala Trust

Com essa informação, os proprietários em áreas sem acesso a serviços veterinários ainda podem aprender habilidades básicas para cuidar de seus animais, aumentando o bem-estar, saúde, longevidade e valor do animal. Os membros da comunidade saíram do evento das conversas educacionais de Lambert tendo adquirido conhecimento em cuidados de saúde e manejo de cães, a importância da proteção contra a Raiva e materiais para compartilhar a mensagem com outros membros da comunidade.

Nas áreas rurais em todo o Zimbábue, os cães são usados para pastorear e proteger os currais de gado contra predadores e são "guardas de segurança", e os gatos mantêm os roedores longe das lojas de grãos. No entanto, tanto humanos quanto seus animais sobrevivem em circunstâncias extremamente difíceis, sem água corrente, eletricidade e ausência de saúde básica e cuidados veterinários. Com recursos mínimos para alimentar cães em comunidades rurais e desnutrição grave, muitos cães voltam a revirar lixo ou à caça em áreas de vida selvagem, aumentando ainda mais o risco de lesões e doenças para esses animais e seus proprietários humanos. Fornecer cuidados veterinários muito necessários a esses animais garante sua longevidade e bem-estar, e esses serviços têm um impacto direto na saúde humana também.

Thumbnail
A equipe de Twala staff vacinando cães para proteger tanto a eles e suas comunidades da Raiva. Foto:Twala Trust

Contrair o tão temido vírus da Raiva é uma grande preocupação para Twala da perspectiva humana e animal. A equipe de Twala tem experiência pessoal do trabalho terrível e trágico de lidar com animais nas fases furiosas finais da Raiva e estão totalmente comprometidos em parar essa terrível doença. Até o final de 2017, Twala terá vacinado pelo menos 3.000 cães nas áreas rurais em torno de Twala, e eles realizam atendimentos clínicos semanais onde cães locais podem ter verificações de saúde, vacinas e tratamento, conforme necessário, juntamente com uma boa refeição.

Este texto é baseado em um artigo do informativo da Twala Trust do mesmo título escrito por Tracey Hugill.  Voce pode ler mais sobre a Twala Trust em  www.twalatrust.com.

Traduzido por Phyllis Romijn, M.V., PhD, pesquisadora cientifica pela PESAGRO-RIO, Brasil