Uapikun tem um questionamento (Uapikun kukuetshitshemu)

  • Community News
  • Community awareness

Um novo recurso para ensinar às crianças a lidarem com segurança com cães foi desenvolvido para uso em comunidades das Primeiras Nações da região do Labrador no Canadá.

Thumbnail
Uapikun tem um questionamento (Uapikun kukuetshitshemu)

O livro é o produto de uma colaboração entre o Dr. Hugh Whitney (Chefe Veterinário aposentado de Newfoundland e Labrador), o Instituto Labrador (Universidade Memorial) e uma iniciativa maior  para fornecer material impresso na língua Innu.

No conto, Uapikun é uma jovem inquisitiva da comunidade Innu de Sheshatshiu, no centro de Labrador. Ela mora com sua nika (mãe), nuta (pai) e nukem (avó), bem como seus dois cães Maikan e Shikuan.

Depois do encerramento das atividades escolares para o ano, ela embarca no barco costeiro com sua nuta para a comunidade do norte de Labrador de Natuashish, onde sua nuta nasceu. No caminho, ela está constantemente fazendo perguntas à sua nuta, desde onde ela vai dormir até porque os icebergs flutuam. Embora ela esteja acostumada com os cães em sua cidade natal, ela está ansiosa por conhecer os novos cães de Natuashish que ela não conhece e que não a conhecem. Isso dá a seu nukumish (tio) uma oportunidade de ensinar a Uapikun e a sua prima como estar segura ao lidar com cães e como é que os cães vieram morar com os Innu.

Publicado pelo Instituto Labrador (Universidade Memorial) e maravilhosamente ilustrado pela Vivid Communications (St. John's), este livro de escola primária apóia às necessidades curriculares dos graus 2, 3 e 5 para prevenção de acidentes e segurança. É impresso nos dois dialetos de Labrador Innu-aimun (Sheshatshiu e Mushuau), inglês e francês, com adaptações para outras línguas e regiões do Canadá, e um vídeo, em discussão. Ele é parceiro para o conto “Uapikun Aprende sobre Raiva” (Uapikun Learns About Rabies - Uapikun tshishkutamuakanu aueshish-akushunnu) anteriormente publicado, para ajudar as comunidades a viverem em harmonia com seus cães.

Para mais informações sobre como adquirir ou adaptar este livro, ou um poster que pode ser impresso, entre em contato com Dr. Hugh Whitney (co-autor) ou Dra. Martha MacDonald (editora).

Traduzido por Phyllis Romijn, M.V., PhD, pesquisadora cientifica pela PESAGRO-RIO, Brasil